segunda-feira, 19 de maio de 2014

Minha "casa".

 
Correndo, caminhando, desfilando.Parei. É aqui o meu lugar, respirei bem fundo e já me veio a vida que eu  irei construir aqui. Giro devagar atento aos detalhes que vão fazer parte da minha historia a partir de hoje.
Estou aqui admirando a minha "casa", quando alguém me chama a atenção. Parece ser uma senhora e esta agachada nas escadarias de uma igreja, não aguento e vou até la. Ela chora.Sento ao seu lado e levanto sua cabeça com as mãos e pergunto qual o motivo de tanta angustia e choro, ela então enxuga as lagrimas com a mão esquerda ( pois a direita segura com fé um terço), respira fundo se acalma e me diz :
 - Eu perdi a minha casa, meu refugio. Perdi a única coisa que eu tinha nessa vida.-A senhora desaba em lagrimas, segura com mais força o seu terço , respira e continua.- Nada mais importa para mim, eu vou embora.
 Eu que tenho tantos lugares, já fui para todo o canto nunca vi quão desespero. Milhares de coisas se passam em minha cabeça. Sinto que também choro, choro por perceber que eu nunca tive um lugar para eu chamar de meu. 
- Senhora não fique assim, logo você consegue outra casa para reconstruir sua vida.- Disse eu tentando acalma-lá.
 Ela solta a minha mão e fica em pé de costas, enquanto se vira ela da um sorriso triste e diz :
- Eu não posso ter a minha casa de volta...(pausa), ele morreu !- Sinto um choque no meu coração e uma ignorância da minha parte em ter dito aquilo. Abaixo a cabeça e faço um sinal me lamentando, mas quando eu levanto o olhar vejo que ela esta correndo e chorando mais do que antes, porque posso ouvi-lá. Disparo atras, chamo-a e ela se vira, peço perdão com as mão enquanto me aproximo.
- Filho me deixe, eu preciso partir. Preciso ir embora daqui, tudo me lembra ele, e as "nossas" coisas ( ela gesticula com as mãos) eu vou deixar, porque tudo que foi nosso um dia só foi nossa porque foi meu e dele também, sem ele não será mais meu e nem dele , não é de ninguém.- (pausa). E querido, não se esqueça de uma coisa, casa nós só temos uma, as outras só são hospedarias.- Ela sai.
  A palavra "casa" martela em minha mente como se fosse um pesadelo.
 A casa de alguém não precisa necessariamente ser de cômodos e ter um lindo quintal. Muito menos ter um closet enorme cheio de coisas fúteis que adquirimos por impulso. 
 O meu aconchego pode ser você, ou ele lá , pode ser um espaço ou o coração de uma donzela que eu conhecerei numa praça qualquer. 

0 comentários:

Postar um comentário